sexta-feira, 26 de março de 2010

Roteiro de como estudar História

Roteiro simples e rápido

Através de um roteiro simples, sintetizamos o conjunto de conhecimentos necessários para evitar estudar história através da decoreba de fatos e datas. Aliás, uma habilidade importante, considerando as mudanças esperadas na sua aprendizagem.

Como estudar história

1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.
2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.

3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.

4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.

5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.

Exemplo de aplicação deste roteiro:

a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.

b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.

c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.

d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.

e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.

f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

Legal, não é? É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de História baseado na decoreba e este é um caminho legal.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dicas para estudar História 2


Contextualizando e estudando

A maioria dos estudantes que optam pela área de humanas, onde uma das principais matérias para cair no vestibular é a história. Ao contrário do que muitos pensam isso não significa que a prova de história será mais fácil do que uma que envolva cálculos, como uma prova que ligue na área de exatas, física ou matemática.

Um dos erros cometidos por estudantes é achar que historia é apenas ler, decorar.Não!

Se você o objetivo de passar no vestibular e esta pensando desta maneira, já esta em no caminho errado.

Estudar história é compreender, entender o porque de tudo, estudar história é questionar, ler e reler para ter uma conclusão final.

E o principal, estudar história é pensar com a maneira que se pensava a séculos atrás, pois o modo de vida era totalmente diferente do que vivemos hoje. E estudar pensando nessas diferenças pode fazer com que você não entenda o conceito história!

Algumas dicas para você se organizar estudando história:

· Leia os textos, e faça uma releitura destacando em uma folha os pontos mais importantes, e aquilo que você entendeu, faça isso como se fosse o seu resumo.
· Não deixe de assistir as aulas, assim como matemática ou física uma aula é a base de outra.
· Questione, não deixe dúvidas para casa, o unico prejudicado disso é você.
· Entenda o mundo que muda a cada dia, e ele não começou quando você nasceu.

Se você se esforçar, e seguir algumas destas dicas tenha certeza, que uma vaga de seu curso já é sua.

Lembre-se, não é apenas com história que deve se preocupar tente aplicar as dicas a todas as matérias!

Boa sorte!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Dicas para estudar História


Roteiro de estudo
A preocupação em desenvolver uma metodologia para o estudo de História é produto de nossa própria experiência no magistério, onde percebemos que mesmo aquele aluno que deu a devida atenção e entendeu um determinado assunto estudado, terá problemas por não saber às vezes como estudar a matéria. Naturalmente devemos levar em consideração que o ensino médio é essencialmente informativo priorizando a quantidade, que é extensa e diversificada, já que existem várias frentes de cada matéria.

Nas aulas de História, ainda é comum a presença daquele estudante que apesar de ter compreendido o assunto, manifesta-se preocupado com uma frase que já se tornou comum em sala de aula: - Professor, compreendi a aula, mas não sei como estudar História.

Essa constatação levou-nos a desenvolver um roteiro de estudo, visando facilitar a análise dos fatos e mostrar ao mesmo tempo, a importância de entender um assunto com lógica de raciocínio, pois só assim será possível uma análise mais crítica e dialética da História, onde os fenômenos possam ser entendidos com mais lucidez desde suas origens até suas conseqüências.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Conceitos fundamentais de História

Conceitos Fundamentais de História que você precisa saber

REVOLUÇÃO
É uma ruptura brusca e profunda das estruturas sociais que praticamente elimina o antigo arcabouço sobre o qual se assentava a sociedade e cria novas formas sociais.
Significa a mudança do próprio modo de produção, ou seja, da totalidade histórica, do próprio modo de organização da vida constituído por partes articuladas entre si

FEUDALISMO
Sistema econômico, político e social, definido pelas relações servo-contratuais. Baseando-se na posse da terra e delegação da mesma para o vassalo. Organização hierárquica suserano-vassalo atingiu pleno desenvolvimento do século lX ao Xl.

CAPITALISMO COMERCIAL
Forma organizada de capitalismo, desenvolvida a partir dos séc XV e XVl com participação da burguesia mercantil. Estágio em que as relações de produção caracterizam-se pelo escravismo e comercialismo.

MERCANTILISMO
Expressão teórica do capitalismo comercial. Define-se através do monopólio e do sistema de portos fechados. Assumiu várias formas na Europa.

ABSOLUTISMO
Estágio máximo de centralização monárquica. Momento em que o rei confundiu-se com o Estado, o que era justificado ideologicamente pelaTEORIA DO DIREIRO DIVINO.Congraçamento com os interesses da burguesia.

ESTADO MODERNO
Forma assumida pelos reinos europeus após o início da centralização monárquica. Caracterizou-se pelo estabelecimento de fronteiras, criação de exército nacional, economia própria.

ANTIGO SISTEMA COLONIAL
Conjunto formado pelas colônias e metrópoles, ao mesmo tempo do mercantilismo, relacionando-se através de monopólios.

RENASCIMENTO
Movimento artístico cultural, desenvolvido a partir do século XlV na Itália. Significou uma reação aos modelos medievais, introduzindo o classicismo greco-romano. Orientou-se pelo racionalismo e pelo hedonismo.

HUMANISMO
Concepção moderna de que o homem deveria ser o centro das atenções filosóficas e científicas. Substituiu o teocentrismo medieval.

LIBERALISMO
Ideologia burguesa do séc XlX baseada nos princípios da liberdade econômica e política, da igualdade de oportunidades perante a lei e na defesa do voto censitário a da propriedade privada.

NEOLIBERALISMO
Visão de mundo burguesa do séc XX, defendendo a tese do estado mínimo, isto é, de um estado não intervencionista e do mercado auto-regulado pelas leis "naturais" da economia.

SOCIAL DEMOCRACIA
Visão de mundo pluralista, fundamentada nos princípios da democracia participativa e na defesa de uma concepção de estado regulador do mercado e responsável pela distribuição da renda, atuando nos setores sociais como educação e saúde.