sexta-feira, 29 de abril de 2011

Qual é o significado da palavra Sesmarias


Qual é o significado da palavra Sesmarias

As sesmarias eram as terras doadas, pela Coroa Portuguesa, a particulares, notadamente pessoas consideradas detentoras de merecimento, com o fim de promover a apropriação do território colonial, estimular a produção e trazer retorno financeiro para os cofres do reino.

Embora estivesse em declínio na Europa, esse sistema medieval foi transplantado para o Brasil a partir do início efetivo da ocupação do solo brasileiro em 1530 e perdurou até a independência do país em 1822.

Utilizado de forma desordenada, gerou concentração de terras nas mãos de poucos proprietários, possibilitando à consolidação da plantation, sistema agrícola baseado na monocultura, que se utiliza de grandes áreas rurais e mão-de-obra escrava. Os latifúndios, que ainda hoje existem no Brasil, tiveram origem nessa forma de destinação do espaço físico.

A posse da terra era garantida pelas cartas de sesmarias, devendo o beneficiário ocupar e cultivar a terra em determinado período de tempo, sob pena de perder a concessão. Para tanto, deveria, por sua conta e risco, enfrentar os índios, obter a força de trabalho necessária, preparar o terreno, organizar as atividades produtivas, erguer construções, garantir a ordem. Caso obtivesse êxito, poderia ter o domínio definitivo.

Os sesmeiros, aqueles que recebiam as doações, eram assim chamados pelo dever de pagar o equivalente a um sexto do que produzissem.

2 comentários:

Adinalzir disse...

Mais uma excelente aula do Veias da História. Valeu Prof. Luiz Reginaldo!

Luiz Reginaldo Silva disse...

Prof. Adinalzir,

Mais uma vez muito grato por suas palavras onde isso só me dá incentivos para continuar historiando!

Valeu.

L U I Z