sexta-feira, 1 de abril de 2011

Iluminismo


Como a expressão sugere, fez-se luz no século XVIII…

Após um período de claras mudanças na cultura e na mentalidade do homem, conhecido como Renascimento, a força das ideologias herdadas da Idade Média estava cada vez menor. A visão teocêntrica, na qual tudo gira em torno da religião, foi sendo substituída gradativamente pela visão antropocêntrica, onde o homem é o centro do universo.

Durante os séculos XVII e XVIII, graças ao desenvolvimento intelectual obtido no Renascimento, o homem passou a refletir mais sobre o mundo que o cercava, tendo chegado à conclusão de que era preciso rever suas práticas políticas, econômicas e ideológicas.

Os pensadores da época baseavam-se na tese de que a vida em sociedade deveria servir para proporcionar felicidade, justiça e igualdade, algo muito diferente do que ocorria na época. Desta forma, esses filósofos passaram a condenar o absolutismo, o mercantilismo e a mentalidade imposta pela Igreja.

Tal movimento, originado na Inglaterra, Holanda e França, ficou conhecido como Iluminismo, uma vez que “iluminava” os aspectos “escuros” da Idade Média. Para os iluministas, a grande maneira de se construir uma sociedade com igualdade, fraternidade e igualdade seria por meio do uso da razão. Por esse motivo, acreditavam que as crenças religiosas e o misticismo bloqueavam, de certa forma, o uso da razão.

Por esse motivo, passaram a criticar a Igreja Católica, embora não deixassem de crer em Deus. A burguesia se interessou grandemente pelos ideais iluministas, uma vez que necessitava ter um poder político semelhante ao seu poder econômico, assim, ir contra o absolutismo era algo bastante viável.

Os principais filósofos deste período foram John Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e Jean Le Rond d´Alembert. O iluminismo foi de suma importância para desenvolvimento dos direitos civis, para a consolidação dos estados-nações e para a ocorrência das profundas transformações políticas futuras, como a Revolução Francesa e a independência de muitas colônias americanas, por exemplo.

2 comentários:

Professor Josimar Tais disse...

Sem sombra de dúvidas, o Iluminismo foi um movimento que transformou a forma de pensar o mundo. É um dos temas da História mais importantes de serem analisados. Parabéns pelos seus posts sempre muito bem sintetizados, porém, repletos de informação. Gosto desse estilo. Abraço.

Luiz Reginaldo Silva disse...

Josimar,

Obrigado pelo olhar sincero em nossos temas aqui postados e que buscamos assim seguir nas trilhas da História com interessantes post pra construção do nosso conhecimento.

Valeu! Um abração.

L U I Z