sexta-feira, 22 de abril de 2011

Arte islãmica... os arabescos



Arabescos

Um arabesco é uma elaborada combinação de formas geométricas frequentemente semelhantes às formas de animais e plantas. Os arabescos são um elemento da arte Islâmica, normalmente usados para enfeitar as paredes das mesquitas. A escolha das formas geométricas e a maneira como devem ser usadas e formatadas é fruto da visão Islâmica do mundo.

Afinal o que vem a ser os arabescos?

O termo surgiu na língua italiana, durante o século XVII, com o significado à moda árabe, para se referir a algo bem mais antigo aqueles intrincados desenhos com padronagens geométricas vistos tradicionalmente em tapetes persas e na arquitetura dos países muçulmanos.

Suas formas são quase sempre abstratas, com raríssimas exceções figurativas (geralmente flores, frutas e plantas entrelaçadas). Isso porque apesar de ter se originado com os artesãos helênicos da Ásia Menor, em torno do século III a.C. esse estilo decorativo foi adaptado e consagrado pelos artistas árabes que o adotaram a partir do século XI d.C.

O motivo dessa restrição é essencialmente religioso, obedecendo à lei islâmica que proíbe qualquer representação da figura do homem e de outros animais como idolatria, um pecado gravíssimo. Segundo o Alcorão, somente Alá tem o poder de dar forma aos seres vivos. Daí vem a condenação muçulmana da arte figurativa.

Para os Muçulmanos, essas formas em conjunto, constituem um padrão infinito que se estende para além do mundo visível e material. Para muitos no mundo Islâmico, tais formas simbolizam o infinito, e por conseguinte, a natureza abrangente da criação do Deus único (Alá). O artista de Arabescos Islâmicos consegue então uma forte espiritualidade sem a iconografia da arte Cristã.

Os arabescos não apenas tornaram-se uma das marcas registradas da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, entre os séculos VIII e XV, como tiveram, mais tarde, forte influência em estilos artísticos europeus como o barroco e o art nouveau.


3 comentários:

Adinalzir disse...

É muito linda, criativa e cheia de significados a arte islâmica. Parabéns pelo texto!

Luiz Reginaldo Silva disse...

Prof. Adinalzir,

...e muito fascinante e envolvente também e de quebra o que realmente nos deixa intrigados é pelo fato de ser um tipo de arte unica.

Valeu prof. pelo olhar!

Abraços.

Eliezer disse...

Recomendo este site sobre arte islâmica, ele vai de arquitetura até pintura, muito bom!
http://fotografia.islamoriente.com/pt-br