sexta-feira, 28 de maio de 2010

A origem das primeiras cidades


As primeiras cidades surgiram no Oriente Médio. Eram comunidades urbanas que cresceram e se transformaram em cidades-estado independentes.

Os primeiros núcleos urbanos. As primeiras cidades de que se tem notícia se localizavam no sul da Mesopotâmia – região da Ásia, situada atualmente entre o Irã e o Iraque – em 4000 a.C. Na época, a região – banhada pelos rios Tigre e Eufrates – tinha terras muito férteis que favoreciam a plantação de alimentos. Com os progressos na agricultura, a colheita de alimentos aumentou, gerando excedentes, que passaram a ser comercializados. Com isso, muitas pessoas deixaram de trabalhar nos campos e passaram a se dedicar a atividades como o comércio, o artesanato e a fabricação de roupas e calçados.

As cidades-templo. As cidades de Nínive, Ur, Mari e Babilônia eram as mais conhecidas da Mesopotâmia. Os templos, conhecidos como zigurates, eram o grande centro dessas cidades. Eles serviam como centros econômicos, políticos, religiosos e sociais. Os templos eram verdadeiros centros de poder, controlados pelos sacerdotes, dos quais dependia toda a sociedade.

As cidades-estado. A população das cidades cresceu e as comunidades urbanas se transformaram em cidades-estado independentes. Elas se caracterizavam por ter um órgão central que governava a cidade. Os chefes de exército se tornaram reis para defender as fronteiras de suas cidades dos povos invasores. O rei passou também a acumular o poder do sacerdote. As lutas entre as cidades-estado cresceram e surgiram os primeiros impérios: o Sumério, o Acádio, o Assírio e o Babilônico. Eram verdadeiros Estados, com um poder central que se estendia sobre todo o território submetido. O palácio substituiu o templo como centro administrativo e de poder.

5 comentários:

Diogo de Almeida Fontana disse...

Olá,

Parabéns pela iniciativa de divulgar a História!

Aproveito a visita pra convidá-lo a conhecer o meu blog:
http://diogofontana.blogspot.com/

Um abraço
Diogo Fontana

Hérica Santana disse...

http://wwwhistorianasveias.blogspot.com/
esse é meu blog....
peço a todos, que compartilhem esse trabalho com migo!
fala de historia!
façam comentarios
sejam bem vindos!

Antonio Nahud Júnior disse...

www.cinzasdiamantes.blogspot.com

O meu blog é uma revista digital mensal em busca de um panorama do pensamento artístico. Convido-o para conhecê-lo.

Grato. Um abraço,
ANTONIO NAHUD JÚNIOR

Anônimo disse...

Adorei. me ajudou muito, obrigada.

Unknown disse...

Valeeeeeeeeeeuuuuuuuu!!! Ajudou Bastanteeee mesmo! gostei muito do texto! :)