sexta-feira, 28 de maio de 2010

A origem das primeiras cidades


As primeiras cidades surgiram no Oriente Médio. Eram comunidades urbanas que cresceram e se transformaram em cidades-estado independentes.

Os primeiros núcleos urbanos. As primeiras cidades de que se tem notícia se localizavam no sul da Mesopotâmia – região da Ásia, situada atualmente entre o Irã e o Iraque – em 4000 a.C. Na época, a região – banhada pelos rios Tigre e Eufrates – tinha terras muito férteis que favoreciam a plantação de alimentos. Com os progressos na agricultura, a colheita de alimentos aumentou, gerando excedentes, que passaram a ser comercializados. Com isso, muitas pessoas deixaram de trabalhar nos campos e passaram a se dedicar a atividades como o comércio, o artesanato e a fabricação de roupas e calçados.

As cidades-templo. As cidades de Nínive, Ur, Mari e Babilônia eram as mais conhecidas da Mesopotâmia. Os templos, conhecidos como zigurates, eram o grande centro dessas cidades. Eles serviam como centros econômicos, políticos, religiosos e sociais. Os templos eram verdadeiros centros de poder, controlados pelos sacerdotes, dos quais dependia toda a sociedade.

As cidades-estado. A população das cidades cresceu e as comunidades urbanas se transformaram em cidades-estado independentes. Elas se caracterizavam por ter um órgão central que governava a cidade. Os chefes de exército se tornaram reis para defender as fronteiras de suas cidades dos povos invasores. O rei passou também a acumular o poder do sacerdote. As lutas entre as cidades-estado cresceram e surgiram os primeiros impérios: o Sumério, o Acádio, o Assírio e o Babilônico. Eram verdadeiros Estados, com um poder central que se estendia sobre todo o território submetido. O palácio substituiu o templo como centro administrativo e de poder.

6 comentários:

Diogo Fontana disse...

Olá,

Parabéns pela iniciativa de divulgar a História!

Aproveito a visita pra convidá-lo a conhecer o meu blog:
http://diogofontana.blogspot.com/

Um abraço
Diogo Fontana

ninahhericasantana disse...

http://wwwhistorianasveias.blogspot.com/
esse é meu blog....
peço a todos, que compartilhem esse trabalho com migo!
fala de historia!
façam comentarios
sejam bem vindos!

Eduardo Marculino disse...

Parabéns pelo excelente trabalho realizado aqui.

Escolhi como blog da semana no História Viva, se desejar retire o selo no endereço http://historianovest.blogspot.com/2010/06/blogs-da-semana.html

Abraços e boa tarde

Antonio Nahud Júnior disse...

www.cinzasdiamantes.blogspot.com

O meu blog é uma revista digital mensal em busca de um panorama do pensamento artístico. Convido-o para conhecê-lo.

Grato. Um abraço,
ANTONIO NAHUD JÚNIOR

Anônimo disse...

Adorei. me ajudou muito, obrigada.

Diego Camillo disse...

Valeeeeeeeeeeuuuuuuuu!!! Ajudou Bastanteeee mesmo! gostei muito do texto! :)