sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O historiador e o conhecimento histórico

Acreditamos que seja importante estudar História, porque ela é uma disciplina ou ciência que faz uma reflexão, uma análise sobre os fatos e acontecimentos que envolvem os seres humanos, bem como seu pensamento e suas ações enquanto ser, durante todos os tempos; é um ir e vir nas diversas concepções de sociedade. A história nos mostra como o homem viveu e vive, como se relaciona com a natureza, com ele mesmo e com os outros. É através da história que entendemos como a sociedade é formada, ou seja, seu estudo nos leva a ver como através dos tempos, o homem viveu.

Podemos partir do conceito de que a história se faz através da luta do ser humano pela sua sobrevivência e continuidade da espécie. A história da humanidade tem sido, através de todos os tempos, a história de luta de classes antagônicas que formam a sociedade, e, dos seres humanos, por uma vida melhor.

O historiador pode pesquisar quaisquer coisas, concretas ou abstratas. Ele deve produzir o conhecimento histórico, utilizando-se de fragmentos e versões enquanto fontes; mais do que provar, ele deve interpretar, questionar, criticar os fatos e acontecimentos históricos.

O historiador não pode ser neutro, imparcial. Ele deve estar inserido em um lugar social para produzir a sua pesquisa. Precisa ter um compromisso social com as múltiplas vozes do passado, para que a história destas pessoas possam ser contadas e analisadas.

O historiador tem que evitar o anacronismo, o etnocentrismo, etc.A história é formada de fatos e acontecimentos. O fato histórico é a história narrada por alguém, enquanto acontecimento histórico é a história vivida. Os acontecimentos para virarem fatos históricos precisam ser narrados, documentados, etc. vários acontecimentos vão provavelmente culminar num fato histórico.

Por isso é que devemos estudar a história do nosso município, da região, do estado, do país e do mundo.

Nenhum comentário: