sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A importância do conhecimento e estudo da História II

É muito importante o conhecimento da história dos povos e das nações. A história do Brasil, por exemplo, nos fornece as ferramentas necessárias para que possamos conhecer os rumos da política, o porque do governo adotar esta ou aquela medida, ou toda a nossa problemática social, nas questões acerca de saúde, educação, violência, criminalidade, questões jurídicas, reforma agrária, etc.

A História geral das civilizações, apesar de ser um conjunto de disciplinas muito vasto e abrangente, nos permite encontrar respostas para os problemas que afetam diretamente o nosso cotidiano, e não somente por nos ajudar a compreender a realidade, ou a conjuntura política, mas porque nos fornece exemplos, por vezes sábios, outras vezes de estupidez; exemplos de moderação, de pertinência, ou mesmo as selvagerias, genocídios ou burrices estapafúrdias.

Os exemplos são inúmeros, cabe-nos pinçar aqueles que melhor se adequam às nossas realidades. Tomando um caso interessante, o do imperador Adriano, supremo governador dos territórios romanos entre 117-138 d.C., passou para a história como um gênio de incrível polidez que trouxe a paz e a prosperidade aos romanos, às províncias anexadas ao império e aos povos vizinhos, junto às largas fronteiras. Para tal, rompeu com a política de expansionismo belicoso de seu antecessor, Trajano, que impunha pesados fardos aos camponeses, que tinham que trabalhar mais e ganhar menos para pagar os impostos que financiavam as guerras por novos territórios.

Adriano era primo dele e foi nomeado seu sucessor após uma terrível crise na Antióquia, capital da província Síria onde era governador – a crise se abateu por todo o império, pois o delírio expansionista de Trajano pelas terras do oriente (o que lhe custou a própria vida meses após o seu início) abriu espaço para novos agressores atacarem Roma por todos os lados.Adriano passou, desde então, o resto de seu reinado empenhado em buscar a paz e a prosperidade, assentado sobre os ideais de beleza e perfeição, que provinham do seu profundo conhecimento e admiração loquaz pela cultura dos gregos. Quis levar a cultura grega a todos os povos, tal como fez Alexandre, o grande, e quis estender a Pax Romana pelo mundo, tal como fizera Augusto, seu antecessor: quis estabilizar as instituições, virtudes e valores do império, esta a sua marca, sua contribuição a Roma.

Soube levar a cabo suas ambições, considerando ora os acertos de uns, ora os erros de outros; soube ser ponderado durante toda sua vida e durante toda sua vida de imperador.

Nenhum comentário: