sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Guerra da Independência dos Estados Unidos (1775 - 1781)


... continuando o post anterior...
Os Estados Unidos era formado por treze colônias, que eram divididas em colônias do norte e colônia do sul.

O comércio colonial tornou-se uma concorrência para o comercio metropolitano, trazendo algumas intrigas entre eles, o que ocasionou na emancipação das treze colônias.

A França, que havia vencido a guerra dos sete anos, tinha um domínio parcial sob as terras do Império Colonial Francês, que eram as terras do oeste das treze colônias americanas.

Foi decidido pelo Parlamento inglês, que os habitantes das colônias, deveriam bancar parte dos custos da guerra. Tudo, com a intenção de ampliar os valores e os direitos da Coroa sobre a América.

Os colonos não aceitavam as propostas do Parlamento Inglês, pois estavam exigindo que eles abrigassem e fornecessem transporte para as tropas que chegavam à colônia.

No ano de 1773, ocorreu um ataque que ficou conhecido como a festa do Chá de Boston, que foi ocasionado devido a Lei do Chá, a qual dava o direito de posse do comércio do chá para a Companhia das Índias Orientais. Comerciantes se passaram por índios mohankws no porto de Boston e devastaram trezentas caixas de chá que haviam sido tiradas do barco.

Esta ação dos comerciantes levou os ingleses, no ano de 1774, a proclamarem as Leis Intoleráveis.

O Primeiro Congresso Continental a Filadélfia, enviou um requerimento ao Parlamento Inglês, depois de ser convocado. Ele pedia a anulação das Leis Intoleráveis, em respeito aos colonos.

No ano seguinte, mais um ataque ocorreu, levando a morte de colonos, e finalmente começaram a se organizarem de uma maneira civilizada.

Assim inicia-se a guerra pela independência, ainda em 1775. Os representantes reuniram-se no Segundo Congresso Continental de Filadélfia, onde constataram a necessidade de se organizarem disciplinadamente, assegurando os direitos dos colonos. G. Washington liderava as tropas e Thomas Jefferson a liderava a comissão encarregada de redigir a Declaração de Independência.

Os Estados Unidos se torna independente em julho de 1776, depois de batalhas dos colonos americanos e franceses contra os ingleses. No Tratado de Paris em 1783, foi confirmada a independência americana.

4 comentários:

Prof. Adinalzir disse...

É isso aí, Luiz Reginaldo!
Seus textos e reflexões ajudam a enriquecer ainda mais as nossas aulas de História. Os nossos alunos agradecem! Abraços e um ótimo domingo!

Luiz Reginaldo Silva disse...

Suas palavras só vem aumentar a minha sede pela HISTÓRIA.

Esperando continuar neste ano com diversidades temáticas e focando principalmente as pessoas que por aqui passam tenham um assunto em evidência.

Abraços e uma ótima semana para o amigo.

Luiz Reginaldo.

Professor Josimar disse...

Olá Luiz, tudo bem? Parabéns pela qualidade informativa do seu blog. Gostei muito e, por isso, me tornei seguidor. O conheci através do blog do prof. Adinalzir. Colocarei seu link entre a minha lista de favoritos. Visite e siga meu blog também. me sentirei honrado. Abraço.

Luiz Reginaldo Silva disse...

Sinto-me honrado com a escolha e continuemos com esta corrente contagiante de conhecimentos na busca de cultura.

Valeu.

Um abraço.

Luiz Reginaldo.