sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Civilização Persa


Civilização Persa

No segundo milênio antes de Cristo, o planalto Iraniano foi ocupado pelos persas e pelos medos dois povos de origem indo-européia, que se enfrentaram pela hegemonia da região onde hoje se situa o atual Irã.

Em 550 a.C., os persas submeteram os medos conquistaram o Irã e deram início à formação de um vasto império que se estendeu da Ásia, norte da África, Mesopotâmia, até o Mar Mediterrâneo.

Os persas destacaram-se na habilidade administrativa: o rei enviava fiscais, conhecidos como "os olhos e os ouvidos do rei", que tinham a função de controlar a arrecadação dos tributos e ficar atentos a possíveis insatisfações, solucionando o problema antes que se transformassem em rebeliões.

A organização social persa obedecia ao padrão clássico da antiguidade: as terras e o comércio estavam concentrados na mão do rei e da família real, dos nobres e dos oficiais do exército.O restante da sociedade vivia na pobreza trabalhando no regime de servidão ou de escravidão, ou alistando-se no exército.

Praticavam uma religião denominada masdeísmo onde um deus chamado Ahura-Mazda (o bem) lutava com um deus chamado Arimã (o mal) de acordo com essa religião as pessoas devem ter um comportamento correto para que o bem vença o mal.

Apesar de sua organização administrativa o império persa foi derrotado pelo poderoso império macedônico liderado por Alexandre por volta de 330 a.C. a Pérsia foi incorporada a Macedônia

Nenhum comentário: