sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mundo Medieval


Dados pertinente à Idade Média, ressaltam os aspectos históricos, políticos, sociais, culturais, religiosos e filosóficos que caracterizaram esse período, seus conhecimentos, seus pensadores e o que eles deixaram de legado para as idades modernas e contemporâneas.

Contexto Histórico
O período medieval é um evento estritamente europeu.Iniciado com a desintegração do Império Romano do Ocidente, no século V (476 d. C.),A Era Medieval pode também ser subdividida em períodos menores, num dos modos de classificação mais populares ela é separada em dois períodos:Alta Idade Média, que decorre do século V ao X;Baixa Idade Média, que se estende do século XI ao XV.

Contexto Sócio-religioso

Os nobres (senhores feudais) eram ricos por possuírem muitas terras (fonte de riqueza e poder) e a igreja era extremamente rica, e o povo, pobre e servil. A dominação dos nobres e da Igreja sobre a população alimentava à idéia de que ser pobre era por obra e vontade de Deus, e seria um enorme pecado tentar mudar. Cada um que se conformasse com o que possuísse.

Três camadas distintas marcam a hierarquia da sociedade feudal, a nobreza o clero e o povo.
Feudalismo era o sistema político da época, nome que deriva de feudo, que consistia numa aldeia e nas terras aráveis que a circundavam.

Manifestações Artísticas:Deus era o centro de todas as coisas (Teocentrismo) e ao homem apenas cabia cumprir a vontade divina.Desse pensamento nasceram as obras de arte e toda a cultura da época. O corpo era encarado como algo pecaminoso, que impedia o homem de chegar a Deus.
O gótico foi bastante usado pela grandiosidade de suas obras, principalmente na arquitetura; Traço dominante é a religiosidade; Os templos e catedrais eram voltados para o alto a fim de aproximar “o homem de Deus”.

Nenhum comentário: