sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Como estudar História - parte II

Outras dicas legais de...

E dando prosseguimento ao assunto anterior, hoje trago mais dicas de aprendizagem e do estudo de História. Sendo assim, seguem abaixo algumas expressões que aparecem freqüentemente nas provas de História. Suas definições foram retiradas de dicionários e, portanto, além destas que você encontrará aqui, existem centenas de outras expressões que você mesmo(a) pode e deve pesquisar.

a) Citar: é mencionar o nome de algo; é fazer referência a algo; é mencionar algo como exemplo. ==> Quando a questão pede para que você cite, não há necessidade de explicar, comentar ou justificar. Apenas cite.

b) Denominar: é pôr nome em algo; é indicar pelo nome; é nomear algo. ==> Como ocorre com a expressão acima (citar), não se deve entrar em detalhes explicativos. Apenas denomine.

c) Justificar: é a ação de dar uma causa, uma razão, um motivo para alguma coisa; é dar uma justificativa para uma coisa que está sendo afirmada ou negada; é demonstrar, provar ou fundamentar o que é apresentado. ==> Contrariamente ao que se faz em questões em que se pede citações ou denominações, aqui você deve ser mais cuidadoso(a) e redigir uma resposta coerente, verificando se você demonstrou e deu sentido ao que está sendo afirmado ou mesmo negado. Obs: No geral uma questão em que se pede para justificar é sempre precedida de uma afirmação ou negação sobre algo.

d) Explicar: é dar a razão de alguma coisa; é dar a razão de uma atitude; é expor por que tal coisa acontece ou aconteceu daquela maneira. ==> Nesse caso você também deve redigir uma resposta bem elaborada, dando conta de deixar bem claro os "comos" e "porquês" de tal situação, dependendo do que se pede para explicar. Note que não é para citar ou denominar fatos ou acontecimentos.

e) Relacionar: é estabelecer e/ou apresentar uma ligação, uma vinculação, uma semelhança entre uma coisa e outra coisa. . pode ser também estabelecer uma relação entre coisas diferentes, ou seja, confrontar. ==> Observe que em uma questão que você precise relacionar, serão apresentados os fatos para que você relacione, pois não se relaciona uma coisa com ela mesma. Aqui não se pode fazer apenas a explicação de uma coisa, menos ainda uma citação.

f) Transcrever: é reproduzir; é copiar textualmente; é copiar parte de um texto. ==> Em geral, questões desse tipo, são acrescentadas de outras questões em que se pedem para explicar o que foi transcrito.

g) Caracterizar: é dizer no que aquilo é distinto de outra coisa; é dar as características próprias de algo. ==> Nesse caso caracterizar algo é mostrar os aspectos próprios desse algo.

h) Comentar: é falar sobre alguma coisa; é conversar (escrever) acerca de tal fato ou acontecimento. ==> São questões mais abrangentes onde você tem liberdade de argumentar sobre o que se pede, sem contudo fugir ao tema que lhe é proposto.

i) Explicitar: é tornar algo explicado. ==> Corresponde a dar uma explicação e, portanto é igual ao item d.
O momento de fazer uma prova de História é apenas mais um momento da sua atividade de estudante, portanto a leitura atenciosa das questões e a calma e tranqüilidade no ato de respondê-las são importantes para o seu sucesso, que ocorrerá, com certeza, se você estiver sempre atento às instruções que lhe são oferecidas. Não se esqueça de que tudo aquilo que escrevemos merece ser lido primeiramente por nós mesmos, de forma que possamos corrigir os possíveis erros gramaticais e para nos certificarmos de que as nossas respostas têm sentido e coerência.

Por fim, você deve evitar o grande erro de acumular tudo para "estudar" um dia antes da prova. A prova é apenas um instrumento para avaliar o seu desempenho na disciplina e, para obter um bom resultado, tudo dependerá de como você procedeu durante todo o período de estudos. Por exemplo: *Você faz a leitura do capítulo indicado antes da aula? *Presta atenção às aulas e procura participar das discussões? *Realiza os exercícios sugeridos pelo professor? *Procura esclarecer suas dúvidas? * Faz uma revisão da matéria antes da prova (anotações de aula, resumo de capítulos, questões, releitura de textos, etc.)?

Se você respondeu sim para todas as perguntas, você já adotou um bom caminho para obter resultados positivos em seus estudos de História. Se você ainda não adotou estes procedimentos, mãos à obra...

Nenhum comentário: