sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Aspectos relevantes do trabalho do professor e do aluno


Aspectos relevantes do trabalho do professor

O professor de História, com sua erudição e capacidade de estabelecer o maior número possível de relações de sentido entre os dados alcançados, é quem irá resgatar os fatos, a sensibilidade e a sociabilidade de um outro tempo.

A imaginação criadora do professor de História é fundamental para a construção da coerência de sentido da mediação que permite ir e vir entre o passado e o presente, entre o local e o regional, e entre o nacional e o mundial.

O grande desafio do professor de História talvez seja o de mediar a reconstrução do passado como um ato de cultura, que envolve um processo de negociação de significados.

O trabalho do aluno

O referencial assumido permite aos alunos aprenderem a recuperar as fontes e documentos históricos como formas diversas de registro e de ações humanas. A intenção é de que sejam capazes de compreendê-los como um produto estruturado que diz respeito a determinada história e que, no espaço escolar, aperfeiçoa a ordem da investigação do estudo de interpretação.

No trabalho com a História, os alunos aprendem a realizar inferências, análises e interpretações acerca da sociedade atual. Nesse processo, elaborar a memória como construção da identidade individual e coletiva faz evidenciar o papel dos nossos alunos no processo histórico.

Essa postura fomenta a capacidade de pensar, organizar racionalmente os fragmentos de informações e buscar sentido em esquemas de significados.

Queremos que eles aprendam a atribuir sentido produzindo explicações sobre a realidade. O que importa analisar é a História que temos e que vamos levar!

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